REPARAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE TURBOS

Negócio turbinado

O negócio da reparação e reconstrução de turbos continua em forte expansão no mercado português, sendo diversas as razões para tal. Ouvimos quem reconstrói turbos de norte a sul de Portugal de modo a perceber o que se está a fazer no mercado
TEXTO PAULO HOMEM

O exponencial aumento da comercialização de veículos diesel equipados com motores turbo nas últimas décadas, fez florescer em Portugal um importante negócio pós-venda relacionado com a reconstrução de turbos.
Não é fácil quantificar o número de empresas que se dedicam a esta atividade,mas estima-se que sejam mais de 15 0aquelas que se dedicam à reconstrução e reparação de turbos de forma profissional, essencialmente orientadas para o negócio B2B, isto é, trabalham sobretudo para clientes oficinais.
Os fornecedores destas empresas também passaram a ter uma oferta cada vez maior, não só ao nível dos componentes para a reparação, mas também ao nível dos equipamentos (de reparação e de teste), permitindo incrementar muito a qualidade final da reconstrução e reparação de turbos.
Também se tem vindo a evoluir muito ao nível da apresentação do produto final reconstruído. Não só os turbos reconstruídos sofrem um tratamento que lhes permite ter, na maioria dos casos, aspeto de novo, como muitos dos operadores entregam o mesmo numa caixa fechada, com marca própria de quem efetuou a reconstrução, incluindo informações sobre a instalação, procedimentos e cuidados a ter.
Logicamente que não é um mercado perfeito, pois existe também quem trabalhe com menos qualidade, focado apenas no preço e nem sempre utilizando os componentes fundamentais para uma boa reconstrução / reparação. De qualquer forma, o instalador do turbo também já percebeu que o barato pode sair muito caro, atendendo ao custo que uma nova reinstalação acarreta se a primeira falhar (por má instalação, por o turbo não ter sido bem reconstruído, ou por outra razão qualquer).
Pedimos a um enorme conjunto de empresas que fazem a reconstrução e reparação de turbos, que estão implementadas de norte a sul de Portugal, que nos dessem alguns detalhes sobre a atividade que realizam, que passam pelos equipamentos que usam, a garantia que dão, a oferta que disponibilizam sobretudo ao cliente oficinal, entre muitos outros aspetos, que nos permitiram caraterizar um pouco esta atividade.

 

Deixe um comentário